Estreia na Radio Prisma Online


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

UMA IGREJA DE VISÃO

Apocalipse 3.7-13

(Da série CARTA À IGREJA 6)


2. A QUEM SE FALA
A igreja de Filadélfia (hoje Alasehir, na Turquia) era a mais nova de todas as sete da Ásia menor. Localizada a 45 km de Sardes, fora fundada 250 antes (150 a.C.) pelo rei Atalo, de Pérgamo, cujo apelido era Filadelfo ("aquele que ama o irmão").
Perto de 80 anos antes da história desta carta, a cidade foi destruída, junto com Sardes e outras cidades das proximidades, por um terremoto. Tibério César ajudou a reconstruir a cidade, que passou a se chamar Neocesaréia, em sua homenagem.
Não por acaso, Filadélfia significa amor fraternal ou aquele que ama a seu irmão e também não por acaso é uma igreja apresentada como sem mácula. Todos os comentaristas destacam o fato de que é única apresentada como tal.

3. QUEM FALA
Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre. (v. 7b)

3.1. Jesus é Aquele que é santo.
Ele o único ser moral perfeito. Seu caráter não tem mácula ou falha. Seu convite é que sejamos perfeito como Ele é perfeito. [Como já disse aqui em relação à santificação,] nossa perfeição consiste em buscar a perfeição.


Jesus é Aquele que é verdadeiro
Ele é aquele que é e por Quem todas as coisas existem. Ele é o único que realmente é o que diz ser. Não podemos ser a verdade absoluta, mas podemos buscá-la. Devemos buscá-la. Devemos perseguir o alvo de ser aquilo que nós somos, pelo menos aquilo que nós achamos que nós somos, porque não nos conhecemos de modo absoluto.

3.3. Jesus é Aquele que tem a chave de Davi.


A expressão "chave de Davi" vem de uma experiência antiga. O rei Ezequias tinha um administrador de seu palácio, de nome Sebna, que foi substituído por Eliaquim. Quando recebeu a função, dele disse Deus: "Porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; ele abrirá, e ninguém fechará; fechará, e ninguém abrirá. (Is 22.22)
No contexto de Apocalipse, a expressão significa que Jesus Cristo tem autoridade sobre todas as coisas. O Mal não tem autoridade sobre nós, a menos que a aceitemos.
Jesus tem uma autoridade cósmica sobre nós, pois, no final dos tempos, todos nos dobraremos diante dEle. Mais que isto, Ele pode ter uma autoridade individual sobre nós, desde que a aceitemos.

4. O QUE SE FALA
Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.
Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. (vv. 8-10)

4.1. Uma igreja forte
. Jesus sabe que a igreja em Filadélfia era "fraca". Ela se reconhecia fraca, tendo, portanto, uma visão correta acerca de si mesma. Sua fraqueza, no entanto, não era a fraqueza da derrota, antes, era a convicção de que as oportunidades eram mais do que ela podia atender, mas ela não deixava nenhuma oportunidade sem resposta. Filadélfia era uma igreja atenta às oportunidades.
A percepção da fraqueza é a verdadeira força. Quando invertemos impiamente esta lógica, a nossa força se torna a nossa fraqueza. Por isto, Jesus disse àquela igreja: "Coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar porque você reconhece que é fraca e se firma do poder do meu nome". Aquela Igreja descobriu o poder do Espírito Santo e vivia por Ele.

. As oportunidades não surgem como grandiosas, mas como pequenas. [Tempo de pequenas coisas, cf. F.F. Soren, citando Zc 4.10.] Jesus começou com 12. Nossa Igreja começou com * e hoje tem quase 1000.
Temos mania de coisas grandes. Os jovens têm um programa todo terceiro sábado: "Embarque nessa" está pequeno, mas precisa continuar. Queremos fazer um sábado também para os adolescentes. Se vierem 20, estará ótimo. Daqui a 10 anos, se nós insistirmos, teremos 200.
Não desprezemos o dia das coisas pequenas ou dos humildes começos.

. Gostamos de nos achar especiais quando entrar por uma porta. Se alguém nos fizer uma crítica, fechamos correndo a porta. Os filadelfos não fecham as portas sob nenhuma hipótese. Ninguém pode fechar. Se as oportunidades eram grandes, não eram também fechadas por isto. Se as oportunidades eram espinhosas, não provocavam desistência. Ali não se fechava porta. Eu me lembro de uma discussão no Clube Jovem, nos anos 70, quando a igreja tinha várias classes de educação formal (eu mesmo fui professor) e de formação profissional. Um comentário era: esses rapazes vão sujar os banheiros. Essa é uma forma de fechar porta.

4.2. A visão de uma igreja
Por vezes, algumas igrejas se debruçam sobre aquilo que se convencionou chamar de Planejamento Estratégico. Um de seus componentes é a visão, que é aquilo que a igreja pretende alcançar. No versículo 8 nós temos a visão de uma Igreja cristã.

. É uma igreja que entra pelas portas abertas por Jesus, indo ao encontro dos sem-Deus, sabendo que aqueles que ligar/desligar na terra serão ligados/desligados nos céus, conforme a autoridade que lhe foi dada por Jesus (Mt 16.19). Uma igreja de visão assume a responsabilidade que lhe pertence.

. É uma igreja que estuda a Palavra, vive pela Palavra e proclama a Palavra.

. É uma igreja que confessa a Jesus como Senhor, sem o negar.

O poder do Espírito Santo só é dado à igreja que guarda Sua palavra e não nega seu nome. Nenhuma igreja pode desenvolver o seu ministério se não levar a sério essas duas missões primordiais.
Deus nos planta sua Palavra em nossos corações; precisamos guardá-La. É a Palavra que nos capacita a conhecer o caráter de Jesus, a ter comunhão com Ele e a não negar este caráter em nossas vidas. (Ray Stedman)

Como Igreja, temos entrado pelas abertas por Jesus? Ou, às vezes, sequer sabemos que Jesus nos abriu ou está abrindo alguma porta. Será que estou satisfeito com a oportunidade da salvação que foi dada e me acomodei dela? Não posso ser escravo deste tesouro. Não posso olhar para ela como Narciso olhou seu retrato refletido no espelho d'água. Somos, antes, [retomando John Stott] convidados para entrar pela porta da salvação e sair pela porta do serviço (Jo 10.9).
Como Igreja, estamos estudando a Palavra? Pelos números da EBD, ouso dizer que não. Os pais trazem suas crianças, mas não com fidelidade. Os professores se defrontam com o problema que cada domingo o grupo é outro (ou parte de outro). São poucos os adultos que respondem sim a maioria dos domingos. Se houvesse reprovação para quem faltasse 25% das aulas, ninguém colaria grau. Se não estudamos a Bíblia, como podemos viver por ela ou proclamá-la? Se fizéssemos aqui um show do milhão, como Sílvio Santos, quantos chegariam ao fim das etapas?
Como Igreja, estamos confessando a Jesus como Senhor?

Podemos aplicar isto para cada um de nós, dizendo que a minha (sua) visão:

. É entrar pelas portas por Jesus, indo ao encontro dos sem-Deus.
. É estudar a Palavra, viver pela Palavra e proclamar a Palavra. (Estou insistindo neste ponto, mas não tenho saída.)
. Quero confessar a Jesus como Senhor, sem o negar.

Vejo eu a vida como uma avenida que Jesus me abre, para viver bem e para levar aos outros o amor que mudou a minha caminhada nesta terra?
Tenho estudado a Bíblia com interesse, afinco e disciplina? Já li a Bíblia toda pelo menos uma vez? Diante das dificuldades que ela apresenta, corro atrás ou desisto, em troca de coisas mais fáceis, embora voláteis e vazias?
Tenho me compromissado a confessar Jesus como Senhor? Tenho me disposto a parecer ridículo por Ele?

5. UMA DECLARAÇÃO DE AMOR
Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. (v. 9)

Esses compromissos são a nossa parte na Aliança com Deus.
Jesus fala dos frutos desta Aliança. No entanto, quero destacar a razão desta aliança: Deus nos ama.
A hoje tão cara expressão "eu te amo" (na versão da IBB) aparece quatro vezes na Bíblia. Uma é aqui. A primeira está em Juízes (16.15), na boca da Dalila cobrando amor de Sansão. A segunda é uma declaração do salmista a Deus (Sl 18.1). A terceira e esta são declarações divinas de amor ao ser humano. Em Isaías (43.1-4), Deus diz:
Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, o Jacó, e que te formou, o Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador. (...) Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e és povos pela tua vida.


6. CONCLUSÃO
Nós fomos criados para fazer obras boas (Ef. 2.10).
Há portas se abrindo no mundo para o Evangelho. Fique atento.
Há portas na vida se abrindo para você. Fique de olho.
Na vida, oportunidade abre oportunidade.

Vaso de Honra !

Texto:2TIMÓTEO:2:21
Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.Um cristão pode ser considerado um “vaso para honra” quando:

I. Já se permitiu ser quebrado e refeito pelo Senhor. (se, pois, alguém se purificar destas coisas)

A obra de purificar, santificar é realizada por Deus, mas depende do querer do homem.

a) Ele precisa se reconhecer carente e imperfeito diante de Deus.

Neste capítulo encontramos uma série de atitudes características de um “vaso indigno”: (14) “contendas de palavras” (a boca fala do que o coração está cheio); (16) “conversas vãs e profanas” (“porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior” v. 16b e “não vos enganeis, as más conversações[1][1] corrompem os bons costumes” IÇo 15:33); (22) “paixões da mocidade” (lembro do rapaz, Pedro, que esteve aqui na Igreja há duas semanas... deixou-se levar pelas paixões).

b) Quebrantando-se, o Senhor proverá a “brasa viva tirada do altar” (... santificado...).

Isaías 6 é excelente para nos mostrar como o Senhor age para nos fazer “vasos para honra”. (3) E clamavam (os serafins) uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra está toda cheia da sua glória. (...) (5) Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! (6) Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; (7) e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.

II. O cristão que é “vaso para honra” tem o cuidado de não se contaminar.

a) Ele foge das paixões a mocidade (v. 22); Há o caso de Demas, cooperador de Paulo que debandou: (4:10) pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica.

b) Ele persegue o padrão dos homens de Deus: Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

c) Ele rejeita envolvimentos e discussões insensatas (v. 23): E rejeita as questões insensatas e absurdas, sabendo que produzem contendas. O cap 2:17 e 18 tem o exemplo de Himeneu e Fileto, adeptos e patrocinadores de heresias acerca da ressurreição, causadores de perversão da fé de alguns irmãos.

d) Ele resiste a todo laço do Diabo: (v. 26) e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus. Uma das formas que o inimigo usa para prejudicar os servos de Deus é mencionada em I Tm 3:6 não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.

O DIA QUE DEUS ENCHEU A CASA

Texto: II Crônicas 5:13-14.

Introdução:

- Nosso texto relata a emocionante dedicação do templo de Salomão. O templo foi o cumprimento de uma promessa feita por Deus ao rei Davi.

- Davi queria construir uma morada permanente para a arca de Deus. Mas não foi permitido fazê-lo porque ele era um homem de guerra. Porém Deus prometeu a Davi que ele lhe daria um filho que iria construir um magnífico templo para o Senhor. È claro que o Filho foi Salomão.

- À medida que entramos no capitulo 5 de IICrônicas o templo está concluído, e os preparativos estão sendo feitos para sua dedicação.

- Salomão ordena que todos os objetos sagrados de seu pai Davi, bem como os instrumentos a serem utilizados no serviço do templo sejam retirados da tenda e levados ao seu novo lugar no templo.

- Esta era uma ocasião especial certamente Israel nunca tinha conhecido um lugar fixo de culto durante os anos havia conhecido apenas a tenda portátil chamada, O tabernáculo. Era um lembrete constante de sua peregrinação no deserto. Mas isso estava prestes a mudar.

- O templo de Salomão devido ao fato de que era uma construção permanente implícita de que Deus tinha estabelecido o seu povo na terra da promessa, para nunca mais andar novamente. Quando o templo foi dedicado, o Senhor mostrou a Sua aprovação, da maneira mais emocionante.

Deus encheu a casa quando:

1. Deus voltou ao seu lugar de honra

A. Todos estavam reunidos para a ocasião.

1. Os líderes de Israel estavam lá. (5:2)

- Tem sido dito muitas vezes que tudo sobe ou cai na liderança.

- Há um elemento de verdade nessa afirmação. Salomão estava a ponto de dedicar a "Casa de Deus". Ele sabia que a presença de si mesmo, e os líderes de Israel demonstravam a importância do evento.

- É importante que os membros da igreja sejam fieis, quando a igreja se reúne para adorar. Mas se você tem uma posição na liderança da igreja, a fidelidade da sua presença ou a falta dela ajuda a definir o tom para o resto do corpo.

Um líder é ...
Um líder é alguém que tem seguidores.

- Um líder eficaz não é alguém que é amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. Popularidade não é liderança. Os resultados são.

- Os líderes são bastante visíveis. Eles, portanto, servem de exemplo. Liderança não é posição ou privilégios, títulos ou dinheiro. Liderança é a responsabilidade.

- Qualquer pessoa que detém uma posição na igreja e não é fiel à casa de Deus é um mau exemplo. Aquele que foi dada a responsabilidade de uma posição na igreja também tem a responsabilidade de estabelecer o padrão para a fidelidade.

2. As pessoas estavam lá (5:6)

- É importante que cada membro da igreja seja fiel à casa de Deus.

- Você nunca sabe o que pode perder.

- Você pode perder exatamente aquilo que você precisa. Perder um culto por motivos justos, é completamente compreensível, mas o não comparecimento por negligência na casa de Deus, pelos filhos de Deus, não é compreensível.

B. Eles fizeram ofertas de sacrifícios (5:6)

- Estas ofertas sacrificiais representava o melhor que os adoradores tinham para oferecer. Estavam sendo oferecidos ao Senhor no culto e adoração. Não é requerido de nós hoje sacrificar animais para adorar a Deus.

- Deus nos ordenou sacrificar algo muito mais valioso, nosso corpo como um todo.

- (Romanos 12:1) Paulo está dizendo aqui que devemos fazer uma entrega total ao Senhor. Nós devemos dar ao Senhor, os sacrifícios do nosso tempo, energia, talentos e finanças para o Seu serviço.

C. A Arca é colocado no lugar santissímo. (5:7).

- A arca da aliança era o símbolo físico da presença e do poder de Deus entre o Seu povo. A tampa da Arca era chamada de propiciatório. Era lá, entre as asas dos querubins que a glória de Deus aparecia uma vez por ano. No dia da expiação, e comunhão com o sumo sacerdote, e expiava os pecados de Israel por mais um ano. (Êxodo 5:22).

1. Assim como a Arca, representante da presença e do poder de Deus, foi devolvida ao seu lugar de honra no Santo dos Santos, mesmo assim, devemos ter o cuidado de manter o Senhor como o foco central de tudo o que fazemos na casa de Deus. Não devemos fazer nada que não atraia sua presença.

- Santo Agostinho disse uma vez: "Jesus Cristo não é valorizado em todos até que ele seja valorizado acima de tudo". Em outras palavras, Jesus deve estar no centro das nossas vidas.

2. Deus recebeu seu louvor legitimo.
(Um coração para o louvor).

A. Deus foi louvado com música (5:11,12)

- O programa musical naquele dia deve ter sido algo bom para ouvir. Todos estavam envolvidos em louvor entusiástico a Deus.

- Algumas pessoas vêem o ministério de música como entretenimento, direcionado para as pessoas ao invés de louvar e adorar o Senhor.

B. Deus foi louvado por sua bondade e misericórdia (5:13)

- Amados, como precisamos louvar a Deus hoje por Sua bondade e misericórdia para conosco.

- Deus merece o nosso louvor, simplesmente porque ele não nos trata de acordo com aquilo que merecemos. Salmos 103:10.

1. Temos de louvar a Deus pela grande salvação que ele nos deu. Romanos 8:5.

3. Deus revelou Sua Presença. (5:13).

A. Esta nuvem não era outra coisa senão a glória Shekinah de Deus.

- Esta era a mesma nuvem da presença de Deus e do poder que protegia e guiava os israelitas em sua peregrinação no deserto (Ex 13:21-22)

B. A presença do Senhor foi imensa. (5:14)

- Isso está me dizendo neste versículo que quando Deus encheu a casa, o homem saiu de cena.

- Precisamos deixar espaço para Deus fazer algo diferente do que temos planejado. A ordem de Deus deve ser a nossa única ordem de serviço.

Conclusão:

Deus encheu a casa quando:

1. Deus voltou ao seu lugar de honra

2. Deus recebeu seu louvor legítimo.

3. Deus revelou Sua presença.